Parque Zoobotânico/UFAC

 

Histórico

Criado em 1979, compreende uma área de 100 ha, representada por formações vegetais secundárias em diferentes estágios de regeneração e por um remanescente de mata primária pouco perturbada. O PZ pauta-se em três grandes pilares: biodiversidade, ecologia e manejo de ecossistemas, e educação.

• Parque Zoobotânico deu início em 1979, quando a Reitoria da UFAC designou uma comissão para a elaboração do projeto de implantação para a criação de um setor que atendesse principalmente ao curso de biologia, e futuros trabalhos relacionados ao meio ambiente.

 • Segundo UFAC (1987) a área tem o seguinte histórico de ocupação:

•  “Campus” universitário , onde se localiza o Parque Zoobotânico, fazia parte do seringal Empresa, de propriedade do Sr. Capitão Manoel Julião de Souza.

•  Posteriormente, João Batista de Oliveira, apelidado de “João Seringueiro”, posseiro da área, tornou-se proprietário onde veio a extrair látex em 9 (nove) estradas de seringa, montou também uma serraria manual para o beneficiamento de madeira e praticou agricultura de subsistência com um pequeno excedente destinado ao mercado local. Segundo depoimentos de antigos moradores locais, essas atividades ocorreram entre 1947 a 1950.

•  Esgotado o potencial madeireiro, houve uma retratação no mercado da  borracha e, sobretudo, uma política de incentivo à agropecuária pelo governador, Sr. José Guiomard dos Santos. Em conseqüência disso, João  Seringueiro dividiu sua área em pequenos roçados para subsistência, pomares, mata secundária e pequenas pastagens.

•  Na área que constitui hoje o Parque Zoobotânico, existiam 9 (nove) propriedades totalmente ou parcialmente nela inseridas, onde se desenvolviam o cultivo de árvores frutíferas, poucos roçados e, em quase todas, pastagens.

 

• Apartir do ano de 1975, teve início ao processo de desapropriação da área pelo Governo do Estado e, posteriormente, a doação ao governo Federal para a construção do Complexo Arquitetônico do “Campus” da UFAC.

•  Com a criação do curso de biologia, houve  a necessidade de implantar o Parque Zoobotânico,  no ano de 1979. Fruto de reivindicações por parte do Departamento de Ciências da Natureza, que pleitearam a criação de uma reserva ecológica. Como prioridade e dentro dos objetivos propostos a criação do Parque Zoobotânico, houve, principalmente, a proposta de produção de mudas nativas, que visava a introdução de espécies vegetais florestais, ornamentais e madeireiras.

•  Com o número crescente de atividades o Parque Zoobotânico foi adquirindo uma infra-estrutura que gerou autonomia científica, didática e administrativa, o que vem agilizando o cumprimento dos seus objetivos primordiais: Contribuir com o desenvolvimento regional na geração de produtos relacionados a pesquisa, conhecimento da florístico da região, preservação, educação ambiental e envolvendo importantes aspectos da flora e fauna amazônica, bem como capacitando recursos humanos em diferentes campos de atuação.

Objetivos 

  • pesquisar como valorarizar  os recursos, a ecologia das espécies com potencial de uso e de produtos, a sustentabilidade do extrativismo e da produção; Universidade Federal do Acre PARQUE ZOOBOTÂNICO

• desenvolver tecnologias apropriadas para processamento; 

• criar e expandir o mercado e a comercialização de produtos florestais, de forma a garantir a interação entre a educação, o desenvolvimento econômico e os mecanismos de manutenção dos processos ecológicos da região.


 

        

                                                           Parque Zoobotânico - pz@ufac.br

                                                Campus Universitário BR 364 km 04, CEP 69915-900 Tel. (068) 229-1642

                                                              (c) 2001 - Todos os direitos reservados.

                                                             Design by: Weberton Araújo da Costa

                                                            webertoncosta@bol.com.br